terça-feira, 23 de novembro de 2010

Saúde e Bem Estar da sua pele

Cuidados diários com a pele

Alguns cuidados simples, se incorporados ao seu dia-a-dia, podem transformar a sua pele, devolvendo-lhe viço, luminosidade e beleza. É claro que alguns problemas de pele requerem mais do que cuidados básicos, mas seja qual for o seu caso e sua idade, adote os cuidados a seguir e sinta na pele a diferença:

Higiene

Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, a sudorese e as secreções naturais da pele, além de resíduos de poluição e maquiagem. O ideal é limpar a pele pela manhã e antes de dormir. A limpeza noturna é essencial, pois nesse período ocorre a renovação celular e, com a pele limpa, haverá uma melhor oxigenação das células. Limpar é fundamental, mas limite este procedimento ao máximo de 3 vezes ao dia. O excesso de limpeza pode desequilibrar a camada natural de proteção da pele, fazendo que haja uma produção excessiva de óleo.
Os produtos para limpeza devem ter pH neutro e devem ser escolhidos conforme o tipo de pele:
  • Pele normal: é indicado o uso de usar emulsões cremosas, leites de limpeza ou sabonetes líquidos.
  • Pele seca: use leites ou cremes de limpeza e evite os sabonetes.
  • Pele oleosa ou mista: o ideal é usar sabonetes líquidos, emulsões, géis ou soluções de limpeza não oleosas.

Hidratação

Todos os tipos de pele precisam de hidratação para manter a camada natural de proteção e um teor adequado de água na epiderme. Como no caso da limpeza, a escolha do produto hidratante deve ser orientada pelo tipo de pele.
  • Pele normal ou mista: dê preferência a loções e leites hidratantes.
  • Pele oleosa: o ideal é usar hidratantes em forma de gel, gel-creme, fluidos ou loções cremosas, sempre com formulações livres de óleo (oil free).
  • Pele seca: requer hidratantes consistentes, em forma de creme.
A utilização de produtos inadequados pode causar oleosidade excessiva e acne, principalmente no caso de quem tem pele oleosa. Lembre-se de hidratar também a região dos olhos com um hidratante específico.

Proteção

Use filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, para prevenir o envelhecimento precoce e, principalmente, o câncer de pele. Existe uma grande variedade de filtros no mercado, com diferentes fatores de proteção e com fórmulas próprias para o rosto e adequados aos diferentes tipos de pele.
Muitos cosméticos como produtos hidratantes,antiidade e até mesmo maquiagem já apresentam em sua formulação algum fator de proteção, sendo o FPS 15 o mais comum. Se sua pele necessita de um FPS maior do que o oferecido pelo produto, aplique um protetor adequado cerca de 15 minutos depois da aplicação do cosmético e 15 minutos antes de aplicar a maquiagem.
Clique aqui e saiba mais sobre os danos que o sol pode causar à sua pele, aprenda a escolher o FPS ideal e a proteger sua saúde e beleza.

Alimentação

A expressão "você é o que come" é a mais pura expressão da verdade. Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para o bem-estar de todo o corpo, inclusive para a saúde da pele. Uma alimentação equilibrada fornece nutrientes essenciais para o brilho e a vitalidade da pele. Além disso, dietas muito calóricas aumentam a produção de radicais livres, que danificam e oxidam as células, acelerando o envelhecimento.
É importante também ingerir bastante água ao longo do dia e incluir na dieta alimentos ricos em fibras, que facilitam o trânsito intestinal. Pessoas com problemas de prisão-de-ventre costumam apresentar também problemas de pele.
O Dr. Nicholas Perricone escreveu um livro que aborda uma dieta rica em DMAE, encontrado no salmão, para limpar e embelezar a pele em apenas 28 dias. Saiba mais...
Fontes:
  • Plena Forma Saúde
  • Revista bemestarbem (Natura )

Nenhum comentário:

Postar um comentário